Últimas

6/recent/ticker-posts

Adolescente de 13 anos fica grávida de trigêmeos no Paraná

Ilustração/ Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

As Autoridades de Saúde e de Direitos da Criança e do Adolescente do município de Luiziana, centro-oeste do Paraná, estão investigando o caso de uma uma jovem de 13 anos, residente do município paranaense, que está grávida de trigêmeos. 


De acordo com o ginecologista e obstetra, Mateus Saragioto, uma gravidez de trigêmeos é considerada uma gestação de risco, principalmente para uma adolescente. Uma vez que “Aumentam os hormônios, o peso, a distribuição de nutrientes, o fluxo de sangue, entre outros“, esse tipo de gravidez também pode acarretar riscos à mãe, aponta Barbara Murayama, também ginecologista e obstetra.


Dessa forma, a gravidez de trigêmeos pode gerar graves complicações à gestante, como diabetes, anemia e a pré-eclâmpsia, que é um distúrbio grave da gestação marcado por mudanças na pressão arterial, que podem levar, até mesmo, à presença de convulsões. Além disso, a menina também pode sofrer futuros prejuízos neuropsicológicos, ressalta Mateus Saragioto.


Além dos altos riscos que a jovem tem, em enunciado sumular do Superior Tribunal de Justiça (súmula 593 do STJ), considera-se que o ato pode ser julgado como estupro de vulnerável: “O crime de estupro de vulnerável se configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante eventual consentimento da vítima para a prática do ato, sua experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente”. Dessa forma, O Ministério Público do Paraná aponta que está investigando os desdobramentos desta gestação.


A adolescente de 13 anos está recebendo os devidos acompanhamentos do Conselho Tutelar. Além disso, ela está tendo assistência de um psicólogo e, também, de médicos. Os parentes da garota contam que ela apresenta, até o momento, boa saúde.


Desde o começo, a Promotoria da Infância e Juventude adotou medidas para a proteção e a preservação do bem estar da menina. Dessa forma, a identidade da jovem não pode ser revelada, portanto, não foram divulgados mais detalhes da situação.


O que se sabe é que, de acordo com informações de seus familiares, a menina está grávida de um mês e meio e não revelou, até então, quem é o pai das crianças.


Da redação do Blog Brejo Notícias


*Com informações do Portal 24 Horas

Postar um comentário

0 Comentários