Últimas

6/recent/ticker-posts

Mistério: cratera gigante aumenta dia após dia e assusta moradores no México

Foto: Reprodução/Site de curiosidades


Não importa o quanto o ser humano estude, desenvolva novas tecnologias e técnicas de pesquisas, o planeta continua gerando uma série de surpresas e revelando mistérios que realmente não compreendemos. A todo momento, a ciência esbarra em algo incrível que desafia os cientistas. No fundo, esse é o combustível de todas essas descobertas. É exatamente o desafio e a provocação que leva às descobertas.


No entanto, o desafio não torna as situações menos assustadoras, ou mais confortáveis. Uma cratera que se abriu no México tem desafiado profundamente os geólogos, que tentam correr contra o tempo para explicar a situação, mas ainda não chegaram a uma unanimidade sobre as causas do problema.


O COMEÇO DE TUDO

Foi na noite de sábado (29) que tudo começou. Moradores da zona rural de Santa Maria Zacatepec, no estado de Puebla, no México, relatam ter ouvido um intenso barulho vindo do solo naquela madrugada. Já na manhã do domingo (30) descobriram um buraco gigante no meio de uma área descoberta. A cratera gigante já tem mais de 80 metros de largura e continua crescendo dia após dia. Apenas a nível de comparação, campos de futebol profissional tem entre 90 a 110 metros, de acordo com as diretrizes da Fifa.


O buraco tinha “apenas” 30 metros quando surgiu, mas aumenta de forma descontrolada e agora, menos de 10 dias depois, já passa de 80 metros de comprimento. A situação tem assustado moradores, que temem perder suas propriedades caso o aumento não seja contido. Os cientistas ainda não tem certeza da profundidade da cratera, mas sabem que o buraco esta cheio de água, embora a origem da água também não seja exatamente conhecida.


O governador do estado de Puebla, Miguel Barbosa, já admitiu que a situação esta fora de controle. Em comunicado a televisão local, Barbosa declarou que o estado vai indenizar os moradores afetados pelo incidente, mas deixou claro que a cratera “vai crescer até que a natureza decida”. A declaração não agradou os moradores, mas foi o mais honesta possível. Acontece que um estudo do solo pode levar até 30 dias e, caso a expansão continue nesse ritmo, é impossível prever quantos imóveis serão destruídos.


Até o momento, os cientistas acreditam que o problema seja fruto de uma falha geológica ou uma variação do teor de água no terreno. Apesar da suspeita, fato é que a certeza sobre o que causa o problema vai demorar. A situação já atrai curiosos e diversas pessoas se reúnem ao redor do buraco, testemunhando seu crescimento em tempo real.


A situação já se tornou uma verdadeira atração turística. Existem pessoas viajando até a região apenas para testemunhar o buraco. Segundo agências internacionais, acredita-se que o buraco tenha 20 metros de profundidade, mas a informação não foi confirmada por especialistas que estudam o fenômeno. Até o momento, uma única descoberta foi feita: o buraco seca completamente entre as 3h  e 4h da madrugada, toda a água é drenada. Os cientistas não sabem, no entanto, para onde a água vai ou de onde ela vem. A situação tem tirado o sono dos moradores locais.


Da redação do Blog Brejo Notícias

*Com informações do Site de Curiosidades

Postar um comentário

0 Comentários