Header Ads Widget

Fenômeno: 'Nuvem prateleira' cobre o céu no interior do Pará

Imagem: Geovane Cabrini

Na manhã de quarta-feira (21), moradores de Juruti, cidade do interior do Pará, compartilharam fotos e vídeos de uma “nuvem prateleira”, que cobriu os céus da região. De acordo com explicação disponível no Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade.


Captura de tela de um vídeo amador que gravou a movimentação da nuvem prateleira sobre o céu de Juruti (PA). Imagem: Geovane Cabrini – Fenômeno Extremo


“O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas. Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semicircular e possui várias ‘camadas’ na direção horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que chamamos de frente de rajada”, explica a empresa brasileira especializada em serviços de meteorologia.


Nos registros feitos por moradores, as cores, o desenho formado no céu e a movimentação da nuvem levaram a comparações com uma onda. 


Em razão do choque de massas de ar quente e frio, é comum que  esse conjunto de micropartículas de água líquida ou de gelo venha acompanhado de forte ventania.


Da redação do Blog Brejo Notícias

*Com informações do Portal Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários