Últimas

6/recent/ticker-posts

Asteroide equivalente a três campos de futebol se aproxima da Terra nesta quarta-feira (22)

(Divulgação)

Uma rocha espacial que orbita o Sol passa perto da Terra nesta quarta-feira (22). O asteroide 2021 NY1 estará a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros do planeta. Para os astrônomos, esta é considerada uma distância pequena entre a Terra e a rocha, mas especialistas destacam que não há motivo para se preocupar.


A distância entre o asteroide e a Terra equivale a quatro vezes a distância entre o planeta e a Lua. Entretanto, ele foi classificado como “objeto em órbita próxima à da Terra” (ou “NEO”, na sigla em inglês).


Sobre o asteroide

Com magnitude absoluta de 21,5 e diâmetro entre 130 m e 300 m, dimensões que equivalem a até três campos de futebol. Durante a passagem, o asteroide estará viajando à velocidade de 9,35 km/s e irá passar a uma distância segura o suficiente da Terra.


A expectativa é de que ele faça o percurso durante o dia, e por isso não poderá ser observado. Após o dia 25 de setembro, ele ficará visível durante a madrugada para os observadores que usarem telescópios dedicados.


“Durante essa aproximação, o objeto será um alvo bastante interessante para os observatórios ópticos e de radar, o que permitirá a determinação das propriedades físicas desse NEO, assim como permitirá avaliar possíveis mudanças em sua órbita”, explica Dr. Filipe Monteiro, astrônomo do Observatório Nacional.


“Por ser um objeto potencialmente perigoso, o conhecimento das suas características físicas é muito importante para prever a sua evolução orbital, e assim avaliar os riscos de impacto com a Terra no futuro”, disse Monteiro.


*Com informações do Observatório Nacional

Fonte: NE10 Interior

Postar um comentário

0 Comentários