Últimas

6/recent/ticker-posts

Criatura comedora de língua é encontrada e causa espanto nos EUA

Criatura comedora de língua é encontrada nos EUA e causa espanto

Foto: Reprodução/ Site de Curiosidades

Embora muitas vezes tenhamos a sensação de que conhecemos tudo do mundo ao nosso redor, a verdade é que não sabemos de muitas coisas e isso se torna cada vez mais claro com o passar do tempo. Não apenas em terra, mas principalmente no mar, existem dezenas de criaturas que nunca foram vistas. É claro que a ciência avança, mas existem muitas coisas completamente desconhecidas.


Ao mesmo tempo, também existem criaturas que já foram documentadas mas que não são tão comuns. É exatamente um desses casos que foi revelado por colaboradores do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas. Um parasita conhecido como “comedor de língua” foi descoberto e isso causou espanto, além de muito interesse científico.


Essa criatura é classificada como um “piolho” e costuma se instalar em animais maiores, como peixes. No hospedeiro, esse “piolho” se instala na boca e, com o tempo, consegue consumir a língua do animal. Depois de comer totalmente a língua do peixe, o piolho permanece instalado na boca do animal e passa a se alimentar do muco bucal.


Mark Fisher, que é diretor científico, explicou que esse parasita não é incomum, mas não costuma ser encontrado por humanos. “O piolho comedor de língua ou ‘isópode sufocante do pargo’ é comum entre certas espécies de peixes, como a corvina do Atlântico, a truta-pintada e algumas espécies de pargo. Estes são crustáceos isópodes e estão relacionados aos percevejos, também conhecidos como roliços, que você pode encontrar no seu quintal”, explicou.


Apesar de ser estranho imaginar um peixe vivendo com um parasita em sua boca, que previamente comeu sua língua, Fisher explica que o piolho não é capaz de matar o peixe. Na realidade, esse é um parasita relativamente inofensivo para o peixe e, mais importante, inofensivo para humanos. Apesar disso, Fisher brincou que “pode ser uma surpresa espiar dentro da boca de um peixe e ver outro par de olhos olhando para você”.


A descoberta do parasita comedor de língua não chega a ser uma grande descoberta para a ciência, de forma geral, mas certamente causa grande espanto. Apesar de ser conhecido, não é sempre que as pessoas esperam dar de cara com um piolho dentro da boca de um peixe. O mais curioso é como esses animais conseguem sobreviver mesmo servindo de hospedeiros para os piolhos.


O que se sabe é que esse é um parasita mais observado em algumas áreas e menos em outras. Ele parece ter um gosto mais específico para qual peixe costuma atacar e, geralmente, passa despercebido. Com isso, é um tanto improvável que você vá dar de cara com um desses em sua pesca de fim semana. Ainda assim, seria curioso esbarrar com um parasita desses. Qual seria sua reação?


Vale ressaltar no entanto que, conforme destacado por Fisher, esses são parasitas que não oferecem risco aos seres humanos. Dessa forma, não se trata de nada que deva gerar grandes repercussões ou medo. A descoberta do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas recebeu grande repercussão, não apenas regional como também internacional.


Da redação do Blog Brejo Notícias

*Com informações do Portal Site de Curiosidades

Postar um comentário

0 Comentários