Últimas

6/recent/ticker-posts

Médicos encontram pedaço de cimento no coração de paciente de 56 anos que passou por cirurgia

Foto: The New England Journal of Medicine

Um homem de 56 anos compareceu ao pronto-socorro com dor no peito e falta de ar. Os sintomas, que já duravam dois dias, levaram a uma investigação médica: a radiografia e a tomografia computadorizada do tórax mostraram um corpo estranho dentro do tecido do coração.


Uma semana antes, o paciente havia passado por uma cifoplastia: procedimento feito para reposicionar o osso após uma fratura, comumente aplicado por especialistas em casos de osteoporose, e que utiliza cimento ósseo.


"O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito", escreveram os especialistas no relato, que foi publicado na revista científica "The New England Journal of Medicine". O caso ainda não foi publicado como estudo científico, nem avaliado por outros pares especialistas.


Durante a cirurgia, os médicos encontraram um pedaço de cimento — o que é usado geralmente para os procedimentos de cifoplastia —, que media 10 cm de comprimento de 0,2 de diâmetro. O material já estava causando uma embolia (impossibilitando a passagem da corrente sanguínea).


"A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado".


Da redação do Blog Brejo Notícias

*Com informações do G1 

Postar um comentário

0 Comentários