Últimas

6/recent/ticker-posts

Pé de melancia cresce em local curioso no Centro de Chapecó

Foto: Felipe Kreusch/ NDTV

Um pé de melancia foi encontrado florescendo em um local um tanto quanto curioso do Centro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Isso porque a fruta “escolheu” um bueiro da rua Benjamin Constant para crescer.


O engenheiro agrônomo da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Diogo Antonio Deoti, explica que provavelmente algumas sementes de melancia devem ter caído de caminhão de lixo ou de alguém que estava comendo por perto e derrubou.


“Como deve ter acumulado terra e é um local úmido em que passa água isso favoreceu o desenvolvimento do pé de melancia”, explica.


Segundo Deoti, a safra de melancia está chegando ao fim, já que se concentra no mês de dezembro. A produção da região é de uma fruta de excelente qualidade e saborosa.


“A melancia da nossa região também é plantada um pouco mais cedo nas áreas próximas aos rios Uruguai e Chapecó, o que permite que as plantas se desenvolvam na fase inicial durante o final do inverno sem que sejam afetadas pela geadas. Com isso, os fruticultores conseguem colher mais cedo e ter uma rentabilidade melhor.”


Melancia do bueiro pode ser ingerida?

O engenheiro agrônomo observa que pelo local que o pé está crescendo dificilmente alguém colherá a fruta para comer. Além disso, ele alerta para os riscos de contaminação, uma vez que o bueiro é um local onde a água que passa pode estar contaminada tanto por coliformes fecais como por produtos de indústrias, por exemplo.


“Essa água acaba atuando como fertilizante, mas não se sabe a origem do esgoto. Não acredito que tenha níveis suficientes para contaminar o fruto, mas não é recomendado a ingestão”, pontua.


Deoti salienta, ainda, que existe uma regra que não permite a utilização de água de esgoto, potencialmente contaminada, para irrigação em plantações em decorrência do risco de contaminação. “Se alguém plantasse próximo a um córrego que corre água de esgoto, por exemplo, não poderia ser utilizada a água para irrigação do fruto porque aí sim o risco de contaminação é muito alto.”


*Com informações do Portal ND Mais

Postar um comentário

0 Comentários