Header Ads Widget

Últimas

6/recent/ticker-posts

Nuvem com formato de nave espacial surge no céu de Brasília e surpreende moradores

Foto: TV Globo/Reprodução

Uma nuvem em formato curioso chamou atenção no céu do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (18), rendeu fotos e até memes nas redes sociais. Internautas chamaram o fenômeno de "nave espacial", outros acharam parecido com uma "explosão" e até associaram ao desenho da cúpula do Congresso Nacional.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a cumulonimbus – nome da formação – é natural e ocorre geralmente no verão (entenda abaixo). De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o fenômeno nada mais é do que uma "nuvem cheia de raios".


Nesta terça-feira, como o céu estava limpo, a visibilidade foi maior para quem estava na capital.


"Durante o verão, ela [a nuvem] é muito mais comum e se forma quando ocorre elevados índices de temperatura e umidade", explica Heráclio.


O meteorologista explica ainda que a cumulonimbus tem cerca de 12 km de altura, da base até o topo e pode apresentar riscos a aviões.


"É uma nuvem bastante densa, bonita, mas bem perigosa, principalmente para a aviação civil. As aeronaves sempre desviam das rajadas de vento dessa nuvem, que são bastante intensas", disse.


Repercussão

Quem olhou para o céu na tarde desta terça-feira, se surpreendeu. Foi o caso do servidor público Hélio Ribeiro Farias Junior, de 48 anos, que voltava do trabalho e notou o fenômeno quando passava próximo ao Museu do Catetinho, na BR-040.


"A imagem chamou atenção. Não é todo dia que a gente vê um formato desse", disse ao g1.


Fonte: G1 Distrito Federal

Postar um comentário

0 Comentários