Header Ads Widget

Últimas

6/recent/ticker-posts

Asteroide atingiu a Terra nesta sexta-feira (11), 2 horas depois de ser descoberto

Imagem: Pixabay/Reprodução

Um pequeno asteroide atingiu a Terra na noite desta sexta feira, 11 de março. O asteroide foi descoberto ainda no espaço apenas duas horas antes do impacto. De toda forma, não há razões para maiores preocupações já que o asteroide caiu no mar e era pequeno demais para causar maiores danos.

Segundo informações divulgadas pelo astrônomo Cristóvão Jacques no Canal AstroNEOS, o alerta de impacto foi lançado pelo americano Bill Gray, o mesmo astrônomo que previu o impacto de um foguete na Lua no início deste mês.

Um email enviado por Gray nesta sexta(11), solicitava observações urgentes do objeto, que segundo seus cálculos, deveria atingir a Terra alguns minutos depois, às 18:23 (horário de Brasília). O local de impacto calculado foi no Mar da Noruega, ao norte da Islândia.

O asteroide foi descoberto por Krisztián Sárneczky a partir do Observatório de Piszkéstető na Húngria. Sárneczky foi o mesmo astrônomo que descobriu o primeiro cometa de 2022 em janeiro. Agora, ele também foi o descobridor

do primeiro asteroide observado no espaço antes de impactar a Terra neste ano.

A partir dos dados coletados, o Minor Planet Center oficializou a descoberta do asteroide em sua circular MPEC

2022-E178. O asteroide foi chamado de 2022 EB5 e os cálculos de sua órbita confirmaram o impacto com a Terra no Mar da Noruega.

E o asteroide de fato atingiu a Terra, e provavelmente bem próximo do local calculado por Gray. A confirmação do impacto veio através de um tweet do astrônomo Peter Brown. Segundo ele, o impacto do 2022 EB5 foi detectado pela rede internacional de sensores de infrassom, através das estações na Groelândia e na Noruega.

Brown informa também que a energia do impacto foi equivalente a 2 mil toneladas de TNT, o que é compatível com o tamanho estimado para o 2022 EB5. O astrônomo amador Tony Dunn, publicou em sua conta no Twitter uma animação mostrando a trajetória final do asteroide e seu impacto com a Terra.

O 2022 EB5 foi apenas o quinto asteroide descoberto no espaço antes de atingir a Terra. Antes dele, já haviam sido detectados o 2008 TC3, que atingiu o Sudão, o 2014 AA, que atingiu o Oceano Atlântico, o 2018 LA, que atingiu Botswana e o 2019 MO, que caiu no Mar do Caribe. Nenhum desses asteroides foi detectado com mais de 24 horas de antecedência ao impacto, mas felizmente, nenhum era grande o suficiente para causar maiores danos.

Fonte: Olhar Digital