sexta-feira, maio 20, 2022

Peixe que penetra em orifícios de humanos assusta banhistas na região do Amazônia; entenda o perigo

Foto: Vídeo/Reprodução

Um peixe com cerca de 30 centímetros têm preocupado banhistas que buscam se refrescar nas águas dos rios da região do Amazônia. Quem é esse peixe assustador? É o candiru, um parasita que se alimenta do sangue de outros peixes.


De acordo com o biólogo Felipe Teressini, o estado da Rondônia registra cerca de 10 casos por ano de penetração da espécie em seres humanos.


QUAL O PERIGO DO CANDIRU?

O peixe é perigoso para os seres humanos, pois pode penetrar em orifícios do corpo humano, como a uretra, o ânus e a vagina.


O biólogo destacou que é comum que os peixes entrem em orifícios humanos, principalmente de mulheres.


“É comum acontecer acidentes com seres humanos da penetração da larva do candiru em orifícios de homens e mulheres. Eles podem entrar tanto pelo nariz, ouvido, própria boca, ânus e região genital", disse ele.


"A maioria desses acidentes acontece com mulheres, que às vezes vão fazer xixi ou entram nos rios no período menstrual. Daí, eles sentem o odor do sangue e acabam penetrando na região genital”, explicou em entrevista ao G1.


Em caso de penetração em humanos, a retirada do peixe do organismo só é possível através de procedimento cirúrgico.


PEIXE CANDIRU

O peixe candiru é atraído por odores e, quando entra no hospedeiro, usa técnicas para se ficar, isso dificulta a  retirada.


Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário