quarta-feira, junho 15, 2022

Apac emite alerta para chuvas moderadas a forte em três regiões do Estado, saiba quais

Foto: Reprodução/TV Globo

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta quarta-feira (15), um alerta para a possibilidade de chuvas com intensidade de moderada a forte no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste do estado.


O aviso meteorológico é um "estado de atenção" na cor laranja, que representa um risco de moderado a alto. O comunicado foi emitido às 10h50 e é válido até a quinta-feira (16).


Segundo a Apac, as áreas mais afetadas pelas chuvas devem ser a Zona da Mata Sul e o Agreste de Pernambuco, mas há possibilidade de deslocamento dessas precipitações para o Grande Recife.


O fenômeno responsável por essa previsão é um Sistema Frontal, que é uma espécie de encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, modificando a temperatura, a pressão e a umidade. Atualmente, ele passa por Alagoas, mas deve chegar à Zona da Mata Sul de Pernambuco na noite desta quarta (15).


Os maiores volumes de chuva devem ser registrados na quinta-feira (16), segundo a Apac. "O canal de umidade pode continuar se deslocando com possibilidade de chegar até a Região Metropolitana do Recife", disse a agência, por meio de nota.


Defesa Civil

A Apac também informou que os moradores que vivem em áreas de risco devem seguir as orientações da Defesa Civil do município onde residem.


Por meio de nota, a Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, com atendimento 24 horas, que pode ser acionado através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.3400.


"A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão", declarou a Defesa Civil do Recife, no texto.


Fonte: G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário