Tempestade a caminho? Pernambuco deve ter mês de agosto com fortes ventos e chuvas acima da média

Foto: Reprodução/Pixabay

O mês de agosto, popularmente conhecido como mês dos ventos, faz parte do período do inverno brasileiro.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão para este mês no Estado são de chuvas acima da média e ventos fortes.

CHUVAS EM PERNAMBUCO

Segundo a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes, chuvas fortes devem atingir as regiões litorâneas - Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata -, bem como o Agreste Meridional.

"As chuvas do trimestre devem ser mais fortes em agosto, e em setembro e outubro continuam, mas diminuindo. O fenômeno acontece devido à influência das ondas de leste e perturbação nos campos do vento", afirmou a meteorologista.

APAC ALERTA PARA CHUVAS FORTES

Na última segunda-feira (1º) a Apac emitiu um alerta de chuva para as regiões do Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

O aviso meteorológico valia até a última terça-feira (2).

"A previsão do tempo da Apac indica que o sistema meteorológico que vem provocando chuvas na RMR, Zona da Mata e Agreste deve persistir e por isso é necessário RENOVAR o aviso. Os acumulados de chuva do aviso anterior já ultrapassaram os 60 mm em vários municípios", afirmou o órgão.

A Apac também recomenda que a população residente em áreas consideradas de risco sigam as orientações da Defesa Civil e acompanhem diariamente as previsões de tempo.

TEMPESTADE A CAMINHO?

Segundo a Defesa Civil, uma tempestade se caracteriza por uma intensa e por vezes prolongada chuva, acompanhada de ventos fortes, granizo, trovões e relâmpagos.

Nem sempre todos estes elementos estão presentes. Mas o excesso de chuvas é o principal componente da tempestade.

Fonte: TV Jornal.ne10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem