Header Ads Widget

Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Apagão atinge vários estados e deixa brasileiros sem energia nesta terça-feira (15)

Foto: Créditos: EBC

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia entre as 8h20 e as 8h44 desta terça-feira 15. Ao menos 25 estados e o Distrito Federal relataram falta de energia. O funcionamento de serviços públicos, como o metrô de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, foram afetados.

A empresa elétrica Equatorial Distribuição, no Piauí, informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país no Sistema Interligado Nacional.

O Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais aponta que a causa do apagão deve ser operacional, uma vez que não há alertas sobre seca, nível crítico dos reservatórios de água ou relacionado a qualquer evento natural.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, e que o Sudeste também foi afetado. Já foram retomadas as cargas de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até as 10h22, foram recompostos 27% das cargas na região Norte e 68% da região Nordeste, as equipes ainda trabalham para restabelecer a totalidade da rede.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos, diz a pasta. CartaCapital entrou em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico para detalhar os estados atingidos pelo desabastecimento e se a situação já foi normalizada em todo o território nacional, mas obteve o mesmo retorno.

Fonte: Carta Capital 

Postar um comentário

0 Comentários