Header Ads Widget

Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Ônibus escolar cai em ribanceira com alunos a bordo no Interior de Pernambuco; médicos atendem quase 20 passageiros

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um ônibus escolar caiu em uma ribanceira no município de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e deixou feridos, na manhã desta quinta-feira (22).

Segundo a prefeitura da cidade, cerca de 30 ocupantes, entre estudantes e acompanhantes, estavam no veículo, e 19 deles precisaram de atendimento. Nenhuma das vítimas apresentou estado de saúde grave.

O acidente ocorreu por volta das 7h, na estrada de Pirauá. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados e enviaram equipes ao local.

A gestão do município afirmou que também prestou assistência, mobilizando uma equipe de seis médicos, 10 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem.

Uma mulher de 54 anos, que ficou presa embaixo do veículo, foi retirada pelos Bombeiros e conduzida ao Hospital Municipal de Macaparana, "consciente, orientada e sem sequelas graves aparentes".

Segundo o Samu, uma mulher de 53 anos foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife. Uma outra mulher, de 39 anos, também foi atendida pela corporação e levada para o Hospital da Restauração (HR), na área central da capital.

O HR informou que, além dela, outras três adolescentes do sexo feminino também deram entrada na unidade de saúde, sendo uma de 12 anos e duas de 15.

"Todas estão sendo avaliadas pela equipe multidisciplinar do HR, e, no momento, o quadro geral de saúde das pacientes é considerado estável", disse o hospital.

Segundo a Prefeitura de Macaparana, no momento do acidente, o veículo trafegava com capacidade de pessoas menor que a total e que o número exato de passageiros ainda está sendo apurado.

"O condutor do veículo, o Sr. Ricardo Freitas, possui a devida habilitação, categoria 'AD', para conduzir o veículo, e possui curso de formação de condutor de transporte escolar válido, conforme exigência do Tribunal de Contas e do Detran de Pernambuco", reforçou a gestão.

O município destacou também que o ônibus envolvido no acidente encontra-se com todas as manutenções em dia, segundo informações repassadas pelo proprietário do veículo, que afirma ter feito a última revisão em janeiro de 2024, para o início do ano letivo.

Confira nota da Prefeitura de Macaparana na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Educação vem informar à imprensa e à população sobre o incidente ocorrido em 22 de fevereiro de 2024, envolvendo um ônibus do transporte escolar da rede municipal de ensino. No momento do acidente, o veículo trafegava com capacidade de pessoas menor que sua capacidade total. Foi apurado até o momento que havia em torno de 30 ocupantes no veículo, entre estudantes e acompanhantes, informação que ainda está sendo concretamente apurada.

O condutor do veículo, o Sr. Ricardo Freitas, possui a devida habilitação, categoria 'AD', para conduzir o veículo, e possui curso de formação de condutor de transporte escolar válido, conforme exigência do Tribunal de Contas e do Detran de Pernambuco. O veículo encontra-se com todas as manutenções em dia, segundo informações do proprietário do veículo tendo sido feito a última revisão em janeiro de 2024, justamente prevendo o início do ano letivo. Conforme apurações iniciais pela Secretaria, tratou-se de um acidente em estrada de terraplanagem, sem vítimas em estado grave ou fatais.

A Prefeitura prestou toda assistência às 19 pessoas que necessitaram de atendimento médico, mobilizando uma equipe de 6 médicos, 10 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem para garantir agilidade na assistência. Até o momento, estamos acompanhando 8 pacientes que, após atendimento médico, precisaram ser transferidos para hospitais de referência na Grande Recife, via regulação da rede estadual de saúde.

Macaparana, 22 de fevereiro de 2024."

Fonte: Folha PE

Postar um comentário

0 Comentários