Header Ads Widget

Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Tremor de magnitude 2,5 na Escala Richter é registrado em Pelotas (RS)

Foto: Prefeitura de Pelotas

Um terremoto de magnitude 2,5 na Escala Richter ocorreu em Pelotas (RS) por volta das 17h30 da quinta-feira (27/6). A Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia recebido informações sobre tremores de terra e estrondos no município.


Conforme a Defesa Civil, a professora Tamara Beskow, integrante do Corpo Científico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), informou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou o fenômeno.


O professor Felipe Padilha Leitzke, da UFPEL, relatou à Defesa Civil local que “a hipótese mais provável é que o tremor ocorreu por um movimento de acúmulo de energia no interior da crosta e liberação ao longo das falhas geológicas”.


A magnitude 2,5 é considerada com baixo potencial de causar estragos. O fato de o Brasil ficar no interior de uma placa tectônica favorece com que os eventos do tipo no país sejam de pequena magnitude. Localidades que ficam nos limites destas estruturas são mais passíveis de ocorrências graves, conforme o professor.


O último tremor registrado pela USP no Brasil foi registrado na cidade de Frutal (MG). Foram duas ocorrências de magnitudes 4,0 e 3,2 registradas, respectivamente às 10h08 e 10h19. A cidade teve 22 pequenos tremores registrados desde 2015.


Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários