O Banco Central (BC) informou, nesta terça-feira (24/9), que a moeda de R$ 1 em comemoração aos 30 anos do real entrou em circulação no país. Ao todo, 45 milhões de moedas serão distribuídas por meio da rede bancária.
A nova moeda foi desenvolvida em conjunto pelo Banco Central e pela Casa da Moeda do Brasil.
Segundo o BC, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de R$ 1. Dessas, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Plano Real.
Confira como será a moeda comemorativa:
Na frente, a efígie da República terá linhas diagonais e o símbolo do padrão monetário. Na borda dourada, constam as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”.
Já no verso, a nova moeda segue igual a de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional.
O valor de face “1 real” e a era “2024” completam a composição.
Plano Real
Implementado no governo de Itamar Franco, o Plano Real tratou-se de uma série de medidas para combater a hiperinflação do país. Com ele, o país criou uma nova moeda, o real — que começou a entrar em circulação em 1º de julho de 1994.
Para ilustrar, à época, a inflação estava em 40% ao mês (ou três mil por cento ao ano) no Brasil. Os preços subiam sem parar como, por exemplo, o valor da gasolina, alimentos, prestações, roupas, entre outros produtos e serviços.
Fonte: Metrópoles
0 Comentários